OPERADOR DE PONTE ROLANTE – FORMAÇÃO – OpPR-F
(Overhead Crane – Formation)
O presente curso teve seus parâmetros configurados para atender às exigências estabelecidas pela Norma Regulamentadora nº 11 (NR-11) e suas alterações, aprovadas pela Portaria nº 56, de 17 de setembro de 2003, do Ministério do Trabalho e Emprego.
Público Alvo
Profissionais que serão treinados para serem Operadores de Pontes Rolantes em instalações onshore e offshore, para a realização de manobras com peso.
Objetivo
Prover conhecimentos necessários a habilitar o treinando para operar, com segurança, pontes rolantes utilizados em instalações onshore e offshore.
Conteúdo Programático
- Legislação aplicável
- Verificações pré-operacionais
- Responsabilidades do operador da ponte rolante
- Planejamento e preparação de estratégias para manobras com peso
- Controle de riscos em manobras com peso
- Cálculo de volume, peso e momento
- Fatores de segurança e emprego de lingadas e acessórios
- Estabilidade e regras para operação segura
- Inspeções de manutenção do equipamento
- Tabelas de carga
- Registros operacionais
- Relacionamento e interação com os profissionais afins – trabalho em equipe
- Exercício Prático
Metodologia
O curso será ministrado com o apoio de slides, vídeos e aulas expositivas, com base em apostila fornecida pela Escola, relatos das experiências dos alunos e do professor, além de bibliografia recomendada. Serão utilizados também dinâmicas e trabalhos em grupo, a serem apresentados à turma para reflexão e discussão, e exercícios práticos.
Avaliação
Será considerado aprovado o aluno que obtiver aproveitamento satisfatório na execução dos procedimentos práticos e rendimento igual ou superior a 60% no teste de verificação do conteúdo programático.
Requisito para Inscrição
Ser maior de 18 (dezoito) anos, alfabetizado e estar em mínimas condições físicas, comprovadas mediante Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) ou equivalente.
Carga Horária – 5 dias ( 40 horas-aula)
Validade Sugerida – 2 anos